Há um tempo venho percebendo como a maneira de
se relacionar com os clientes vem mudando e como as redes sociais se tornaram imprescindíveis
nessa relação.
As redes sociais se tornaram o principal meio
de comunicação e divulgação de marketing das empresas de moda. Elas permitem o
compartilhamento de ideias e gostos e uma comunicação direta com os clientes.
Dentre as diversas vantagens encontradas, vou
falar um pouco mais de algumas delas:
1)
Custo zero
Se a mídia social já existe, como
Facebook, Twitter, Instagram, o custo de criar o perfil da empresa
é zero. Então pra quem quer começar, só basta disposição para manter os perfis
sempre atualizados.
2) Informações
estatísticas ao seu alcance

Criando uma página no Facebook, por
exemplo, lhe proporciona receber estatísticas diárias sobre o perfil da sua
marca, como quantidade de pessoas alcançadas com determinada publicação, estatísticas
percentuais do número de pessoas que “curtiram” a pagina em determinado período,
o efeito viral ( porcentagem de pessoas que criaram uma historia a partir da publicação
em sua pagina) que uma publicação gerou , perfil com idade, sexo, cidade e país
dos usuários envolvidos. Ou seja, ferramentas mais do que suficientes para você
estudar e segmentar a sua clientela.
3) Espaço para
divulgação de marketing
O que antes fazíamos exclusivamente
através de mail-marketing, mala-direta, catálogos, hoje podemos fazer online,
sem grandes custos e com o mesmo, ou ate maior, alcance. Divulgação de fotos
das coleções, vídeos de desfiles, informação de tendências de moda, lançamentos
de promoções e etc.
Muitas marcas disponibilizam um
profissional exclusivamente para esse papel, interagir com os clientes através de
material de marketing online, mas pra quem está começando, alguns minutinhos dedicados
a isso no seu dia já vão te dar um ótimo retorno, pode apostar!
4)
Intimidade com o seu cliente
E o
que eu considero mais importante: a proximidade que você terá com o seu
cliente, ou até mesmo, com seu futuro cliente. Fidelizar é o ideal de qualquer
empresa, não é verdade? Nas mídias sociais você pode amarrá-lo com maior
facilidade, você pode “entrar” no cotidiano dele e assim descobrir seus gostos
e direcionar uma venda personalizada, é o que chamamos no marketing de “one-to-one” (é uma forma de se
relacionar com o cliente de maneira individual, de forma a conhecê-los o
suficiente para oferecer o produto que seja mais adequado para ele)
Então é isso meninas, aproveitem o
que as redes sociais têm de melhor a lhes oferecer e mão na massa porque, como
eu disse, a melhor forma de fidelizar um cliente é se relacionando com ele, essa palavrinha é magica e pode nos ajudar bastante a nos
destacar!
Beijos,
Deborah
Nenhum comentário:
Postar um comentário