Há um tempo venho percebendo como a maneira de
se relacionar com os clientes vem mudando e como as redes sociais se tornaram imprescindíveis
nessa relação.
As redes sociais se tornaram o principal meio
de comunicação e divulgação de marketing das empresas de moda. Elas permitem o
compartilhamento de ideias e gostos e uma comunicação direta com os clientes.
Dentre as diversas vantagens encontradas, vou
falar um pouco mais de algumas delas:
1)
Custo zero
Se a mídia social já existe, como
Facebook, Twitter, Instagram, o custo de criar o perfil da empresa
é zero. Então pra quem quer começar, só basta disposição para manter os perfis
sempre atualizados.
2) Informações
estatísticas ao seu alcance
Muitas redes sociais e plataformas
de blog podem nos minar de informações minuciosas sobre o perfil dos visitantes
e sobre os números de acessos.
Criando uma página no Facebook, por
exemplo, lhe proporciona receber estatísticas diárias sobre o perfil da sua
marca, como quantidade de pessoas alcançadas com determinada publicação, estatísticas
percentuais do número de pessoas que “curtiram” a pagina em determinado período,
o efeito viral ( porcentagem de pessoas que criaram uma historia a partir da publicação
em sua pagina) que uma publicação gerou , perfil com idade, sexo, cidade e país
dos usuários envolvidos. Ou seja, ferramentas mais do que suficientes para você
estudar e segmentar a sua clientela.
3) Espaço para
divulgação de marketing
O que antes fazíamos exclusivamente
através de mail-marketing, mala-direta, catálogos, hoje podemos fazer online,
sem grandes custos e com o mesmo, ou ate maior, alcance. Divulgação de fotos
das coleções, vídeos de desfiles, informação de tendências de moda, lançamentos
de promoções e etc.
Muitas marcas disponibilizam um
profissional exclusivamente para esse papel, interagir com os clientes através de
material de marketing online, mas pra quem está começando, alguns minutinhos dedicados
a isso no seu dia já vão te dar um ótimo retorno, pode apostar!
4)
Intimidade com o seu cliente
E o
que eu considero mais importante: a proximidade que você terá com o seu
cliente, ou até mesmo, com seu futuro cliente. Fidelizar é o ideal de qualquer
empresa, não é verdade? Nas mídias sociais você pode amarrá-lo com maior
facilidade, você pode “entrar” no cotidiano dele e assim descobrir seus gostos
e direcionar uma venda personalizada, é o que chamamos no marketing de “one-to-one” (é uma forma de se
relacionar com o cliente de maneira individual, de forma a conhecê-los o
suficiente para oferecer o produto que seja mais adequado para ele)
Então é isso meninas, aproveitem o
que as redes sociais têm de melhor a lhes oferecer e mão na massa porque, como
eu disse, a melhor forma de fidelizar um cliente é se relacionando com ele, essa palavrinha é magica e pode nos ajudar bastante a nos
destacar!
Beijos,
Deborah
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